quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Búzios - Como é jogado.

No Brasil os búzios (conchas pequenas de praia), (cawris na África eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) são usados pelos Babalorixás e Iyalorixás para comunicação com os Orixás, como adorno em roupas dos Orixás e para confecção de alguns fio-de-contas. Também é usado em outras religiões afro-descendentes em vários países.

Métodos de Jogo



Além dos búzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixás: Obí, Orobô, Alobaça (cebola), atarê (pimenta da costa), ossos, víceras, e outros.

O jogo com quatro búzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente as caídas correspondem às caídas do jogo de Obi

A quantidade de búzios pode váriar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum.

Alguns métodos, não se baseiam em caídas por Odú como no Merindilogun, usam outras configurações e combinações de búzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatro búzios (que chamam de barracão) e analisam as quatro caídas e a disposição que elas se encontram, nesse tipo de Oráculo não se fala em Odú.

Um outro método de jogo é feito com as víceras dos animais oferecidos aos Orixás, e um outro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinação com búzios, em ambos casos também não são orientados por caídas de Odú.

Em alguns métodos o olhador (adivinho) senta-se no chão e joga na própria terra, sem toalhas e enfeites como era feito no passado, é um jogo mais simples e rústico.

Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num círculo formado por fio-de-contas (colares) com vários objetos representativos dos Orixás ou numa peneira também com fio-de-contas e objetos.

Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conter até sinetas e objetos de ouro.

É diferente do (Opelé-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que são orientados por caídas de Odú, antigamente mais utilizados pelos Babalawos sacerdotes de Ifá, mas recentemente muitos Babalorixás e Iyalorixás já fazem uso desses oráculos também.

JOGO DE BÚZIOS POR CAÍDA DE ODU

1 - OKANRAN

1 BÚZIO ABERTO E 15 FECHADOS
Responde: Exu

O problema é espiritual, susto, prisão, roubo, ruina, perda de tudo, negócios mal-feitos.

OBS.:Quando este Odu aparece, despecha-se imediatamente a porta, se o  cliente concordar, fazer uma limpeza de corpo (sacudimento).

2 - EJI-OKÔ

2 BUZIOS ABERTOS E 14 FECHADOS
Responde: Ogum, Ibejí e Ori (cabeça)

Brigas, prisão, casos de justiça, pancadaria, sistema nervoso abalado, vícios, bebidas, jogos de azar, problemas de saúde por vir.

3 - ETÁ-OGUNDÁ

3 BÚZIOS ABERTOS E 13 FECHADOS
Responde: Obaluaê, Ogum e Exu

Invejas, dúvidas, incertezas, homem mau, problemas sérios de saúde podendo trazer cirurgia.

4 - IORUSUN

4 BÚZIOS ABERTOS E 12 FECHADOS
Responde: Iansã

Calúnia, difamação, brigas, falsidade dentro de casa, problemas de estomago e articulação.

5 - OXÉ

5 BÚZIOS ABERTOS E 11 FECHADOS
Responde: Oxum, Xango, Obaluaê e Yemanjá

Mediunidade forte, geralmente trazem cargos elevados dentro do terreiro, se for mulher, problemas de utero,ovário e enxaqueca, se for homem problemas na próstata ou uretra.

6 - OBARÁ

6 BÚZIOS ABERTOS E 10 FECHADOS
Responde: Oxosse, Xango e Logum-Edé

No positivo, muitas possibilidades de riquezas e progresso, no negativo pode trazer coisas tristes, tais como: doenças de ordem mental, vicios e tendencias para o roubo. Calúnia, inveja, sensibilidade no estomago.

7 - ODI

7 BUZIOS ABERTOS E 9 FECHADOS
Responde: Obaluaê, Oxosse e Yemanjá

É um Odu rico para os seus descendentes, principalmente quando estes nativos são perseverantes. Possuem personalidade forte. Precisa sempre se tratar espiritualmente para obter a ajuda de Oxosse e Obaluaê. Contudo, a parte negativa é bastante acentuada, trazendo desgostos, imoralidade, e, para os doentes, trazem a morte.

8 - EJI-ONILE

8 BÚZIOS ABERTOS E 8 FECHADOS
Responde: Oxaguiãn

Calúnias, fofoca, intriga, barulhos ejós (brigas), este Odu engana até a morte. Quando aparece três vezes consecutivas no jogo de búzios, levanta-se três vezes em sua reverência. Cuidado com a pressão arterial e problemas circulatórios.

9 - OSSÁ

9 BUZIOS ABERTOS E 7 FECHADOS
Responde: Yemanjá e Inhansã

Autoridade, pessoas cuja sede de poder é tamanha que não se dão conta do caminho que trilham, para conseguir seus intentos. Problemas respiratórios, pulmões e angina.

10 - OFUN

10 BUZIOS ABERTOS E 6 FECHADOS
Responde: Oxalufãn

Doenças das mais variadas na barriga, trabalhos feitos e cemitérios, grandes perigos e vida amorosa com sérios problemas. Este Odu é velho e teimoso e não suporta a cor preta, nada para este Odu está bom.

11 - OWANRIN

11 BÚZIOS ABERTOS E 5 FECHADOS
Responde: Inhansã, Ogum e Exu.

Calúnia, perda de tudo, doença passageira, Egum em cima, muito carrego, cuidado com vícios de bebidas, tóxicos. Este Odu diz em sua filosofia: se aparece para um doente, este não deve preocupar-se, pois, segundo ele, "Quem tem que morrer, não adoece - morre logo"

12 - ELI-LAXEBORÁ

12 BÚZIOS ABERTOS E 4 FECHADOS
Responde: Xango e seus 12 Obás

Dor de cabeça, pessoa doida na familia, problemas circulatórios, distúrbios cardiovasculares. Este Odú representa a corte dos 12 Obas, sendo que seis da direita absolvem e seis da esquerda condenam e vice-versa.Tudo isso no
julgamento espiritual.

13 - EJI-OLOGBON

13 BÚZIOS ABERTOS E 3 FECHADOS
Responde:Nanã Buruquê

Inveja, dúvidas, homem mau, mulher má, costumam vencer seus problemas com muitas dificuldades, sem sorte no amor, vida perturbada, trabalhos de feitiçaria, amores impossíveis. É preciso fazer uma limpeza de corpo com bori, caso a pessoa aceite.

14 - IKA-ORI

14 BÚZIOS ABERTOS E 2 FECHADOS
Responde: Oxumarê (Bessem) e Ossanha

Doenças passageiras, normalmente seus nativos possuem um olhar malicioso e penetrante, perigosos, com pensamentos intensos. Pessoa difícil de se lidar, pois está sempre num estado pré-concebido de defesa, seu bote é certeiro  e pode ser desferido a qualquer momento. Indica tambem problemas que aparecem, desaparecem e voltam a molestar tempos depois.

15 - OGBE-OGUNDA

15 BÚZIOS ABERTOS E 1 FECHADO
Responde: Obá, Ewá, Oxumarê e Obaluaiê

Guerra, pessoas com dores nas pernas, disputa por mulher ou homem, negócios com poucas chances de vitória. Opinião instável, mudando sempre, intuitivo, engenhoso, hábil. Cuidado com as vistas, ouvido, hepatite e melancolia.

16 - ALAFIÁ

16 BÚZIOS ABERTOS
Responde: Todos os grandes Obás e os grandes Oxalás

Felicidade, lucros, heranças, viagens, coragem, audácia. É um Odu de riqueza e seus filhos gostam de viver com certo luxo e de vestir-se bem, mas é preciso tomar cuidado, pois, neste Odu, a alegria e a tristeza andam lado a lado com o pranto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário